1. Identificação Nome do cursista Jennie Elvira Duran Reynolds de Oliveira, Salete Girardi Ortiz, Maria Bethânia Dias Ribeiro Palharini Nome da Escola: Col. Est. João R. Moreira Local (cidade/estado) Jataí-GO Série: Ensino fundamental e médio Número de alunos: 600 Professores envolvidos: Bethânia, Salete e Jennie
2. Justificativa Mostrar a comunidade escolar a cultura inglesa “Halloween”. Por que?
3. Objetivo (s) Conhecer o folclore inglês. O que vamos fazer?
4. Conteúdos Conhecer a história da Halloween; Origem da palavra “Halloween”; Visão atual do significado e celebração da festa; Buscar lendas sobre o tema; Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
6. Metodologia / Procedimentos / Cronograma As turmas deverão fazer uma pesquisa na internet sobre halloween; Construir hipertextos,“The road to hell is paved with good intentions.” ; Significado das cores e guloseimas, trick or treat ; fantasias típicas enfeites tradicionais(gincana); Confecção de cartazes em inglês; (Descrição de como será desenvolvido) (como o projeto será desenvolvido e de que forma os recursos tecnológicos serão utilizados, especialmente, relacionados ao hipertexto ou uso da Internet);
7. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não) Computadores, internet, processador de texto, aparelhos eletrônicos, data-show, maquina fotográfica.
8. Avaliação e Resultados esperados Que os alunos tenham interação de culturas; Inserir suas idéias inovadoras para a festa;
9. Divulgação / Socialização do Projeto realizado Cartazes, utilizar a rádio-escola para divulgação, postar a festa no blog da escola,etc Poster, Painel, Blog, Evento.....
Aula: Money, Money, Money! -Como você usa o seu dinheiro? Autor: Juliana Maria Cristiano Gense Achei a aula interessante, por se tratar de um tema importante e de fundamental orientação aos alunos referente ao uso e como usar o dinheiro. As tecnologias usada foram compatíveis com o objetivo da aula. Slides de programas que dão prêmios em dinheiro, criação de texto após o debate, vídeo da humorista Lady Kate, vídeo do Dire Straits e internet. Diante dessas atividades foram usada as tecnologias: data-show, tv e dvd, computadores e processador de texto e internet, caixa de som. O que na minha opnião enriqueceu a aula.
Colégio Estadual Emília F. De Carvalho. Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendizagem Maria Bethania Dias Ribeiro Palharini.
Atividade 2.1
Hipertexto na realidade são as anotações e as explicações que fazemos quando reescrevemos um texto nosso ou de outra pessoa. O professor não é mais o autor principal , Os primeiros textos sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores. . O hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e facilita a compreensão quando estamos fazendo um estudo e precisamos de ajuda para enteder o que estamos lendo, principalmente nos cursos a distância facilitando a aprendizagem ao alunos. Quando construimos um hipertexto temos que estar focados na pesquisa e não podemos desviar a nossa atenção para pontos diversos. As principais característica dos hipertexto são:Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear.
Planejamos uma aula muito interessante para trabalhar hipertexto, vamos aplicá-la e depois eu conto como foi.
ResponderExcluirROTEIRO PROPOSTA DE ATIVIDADE
ResponderExcluir1. Identificação
Nome do cursista
Jennie Elvira Duran Reynolds de Oliveira, Salete Girardi Ortiz, Maria Bethânia Dias Ribeiro Palharini
Nome da Escola: Col. Est. João R. Moreira Local (cidade/estado) Jataí-GO
Série: Ensino fundamental e médio Número de alunos: 600
Professores envolvidos: Bethânia, Salete e Jennie
2. Justificativa
Mostrar a comunidade escolar a cultura inglesa “Halloween”.
Por que?
3. Objetivo (s)
Conhecer o folclore inglês.
O que vamos fazer?
4. Conteúdos
Conhecer a história da Halloween;
Origem da palavra “Halloween”;
Visão atual do significado e celebração da festa;
Buscar lendas sobre o tema;
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
5. Disciplinas envolvidas
Lingua inglesa, portuguesa, espanhola, artes, história, sociologia, filosofia, ciências.
6. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
As turmas deverão fazer uma pesquisa na internet sobre halloween;
Construir hipertextos,“The road to hell is paved with good intentions.” ;
Significado das cores e guloseimas, trick or treat ;
fantasias típicas enfeites tradicionais(gincana);
Confecção de cartazes em inglês;
(Descrição de como será desenvolvido) (como o projeto será desenvolvido e de que forma os recursos tecnológicos serão utilizados, especialmente, relacionados ao hipertexto ou uso da Internet);
7. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computadores, internet, processador de texto, aparelhos eletrônicos, data-show, maquina fotográfica.
8. Avaliação e Resultados esperados
Que os alunos tenham interação de culturas;
Inserir suas idéias inovadoras para a festa;
9. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Cartazes, utilizar a rádio-escola para divulgação, postar a festa no blog da escola,etc
Poster, Painel, Blog, Evento.....
10. Referências Bibliográficas
web-http://www.google.com.br/search?hl=pt-br&biw=1352&bih=558&gbv=2&q=comidas+tipicas+de+halloween&btnG=Pesquisa
http://en.wikipedia.org/wiki/Halloween
http://www.youtube.com/watch?v=JIk6QAzYXsQ
http://www.youtube.com/watch?v=7tH7ZRI67QA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22325
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8572
Sites, vídeos, livros...filmes
Bethania_Atividade 1.5
ResponderExcluirExperiência sugestão de aula
Aula: Money, Money, Money! -Como você usa o seu dinheiro?
Autor: Juliana Maria Cristiano Gense
Achei a aula interessante, por se tratar de um tema importante e de fundamental orientação aos alunos referente ao uso e como usar o dinheiro. As tecnologias usada foram compatíveis com o objetivo da aula. Slides de programas que dão prêmios em dinheiro, criação de texto após o debate, vídeo da humorista Lady Kate, vídeo do Dire Straits e internet. Diante dessas atividades foram usada as tecnologias: data-show, tv e dvd, computadores e processador de texto e internet, caixa de som. O que na minha opnião enriqueceu a aula.
Colégio Estadual Emília F. De Carvalho.
ResponderExcluirTecnologias na Educação: Ensinando e Aprendizagem
Maria Bethania Dias Ribeiro Palharini.
Atividade 2.1
Hipertexto na realidade são as anotações e as explicações que fazemos quando reescrevemos um texto nosso ou de outra pessoa. O professor não é mais o autor principal , Os primeiros textos sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores. . O hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e facilita a compreensão quando estamos fazendo um estudo e precisamos de ajuda para enteder o que estamos lendo, principalmente nos cursos a distância facilitando a aprendizagem ao alunos. Quando construimos um hipertexto temos que estar focados na pesquisa e não podemos desviar a nossa atenção para pontos diversos.
As principais característica dos hipertexto são:Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear.