sexta-feira, 22 de outubro de 2010

curso ensinanso e aprendendo com as TIC

O curso é interessante, e estou aprendendo muito.

4 comentários:

  1. Planejamos uma aula muito interessante para trabalhar hipertexto, vamos aplicá-la e depois eu conto como foi.

    ResponderExcluir
  2. ROTEIRO PROPOSTA DE ATIVIDADE

    1. Identificação
    Nome do cursista
    Jennie Elvira Duran Reynolds de Oliveira, Salete Girardi Ortiz, Maria Bethânia Dias Ribeiro Palharini
    Nome da Escola: Col. Est. João R. Moreira Local (cidade/estado) Jataí-GO
    Série: Ensino fundamental e médio Número de alunos: 600
    Professores envolvidos: Bethânia, Salete e Jennie



    2. Justificativa
    Mostrar a comunidade escolar a cultura inglesa “Halloween”.
    Por que?

    3. Objetivo (s)
    Conhecer o folclore inglês.
    O que vamos fazer?

    4. Conteúdos
    Conhecer a história da Halloween;
    Origem da palavra “Halloween”;
    Visão atual do significado e celebração da festa;
    Buscar lendas sobre o tema;
    Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

    5. Disciplinas envolvidas
    Lingua inglesa, portuguesa, espanhola, artes, história, sociologia, filosofia, ciências.

    6. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
    As turmas deverão fazer uma pesquisa na internet sobre halloween;
    Construir hipertextos,“The road to hell is paved with good intentions.” ;
    Significado das cores e guloseimas, trick or treat ;
    fantasias típicas enfeites tradicionais(gincana);
    Confecção de cartazes em inglês;
    (Descrição de como será desenvolvido) (como o projeto será desenvolvido e de que forma os recursos tecnológicos serão utilizados, especialmente, relacionados ao hipertexto ou uso da Internet);

    7. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
    Computadores, internet, processador de texto, aparelhos eletrônicos, data-show, maquina fotográfica.


    8. Avaliação e Resultados esperados
    Que os alunos tenham interação de culturas;
    Inserir suas idéias inovadoras para a festa;


    9. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
    Cartazes, utilizar a rádio-escola para divulgação, postar a festa no blog da escola,etc
    Poster, Painel, Blog, Evento.....

    10. Referências Bibliográficas
    web-http://www.google.com.br/search?hl=pt-br&biw=1352&bih=558&gbv=2&q=comidas+tipicas+de+halloween&btnG=Pesquisa
    http://en.wikipedia.org/wiki/Halloween
    http://www.youtube.com/watch?v=JIk6QAzYXsQ
    http://www.youtube.com/watch?v=7tH7ZRI67QA
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22325
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8572
    Sites, vídeos, livros...filmes

    ResponderExcluir
  3. Bethania_Atividade 1.5

    Experiência sugestão de aula

    Aula: Money, Money, Money! -Como você usa o seu dinheiro?
    Autor: Juliana Maria Cristiano Gense
    Achei a aula interessante, por se tratar de um tema importante e de fundamental orientação aos alunos referente ao uso e como usar o dinheiro. As tecnologias usada foram compatíveis com o objetivo da aula. Slides de programas que dão prêmios em dinheiro, criação de texto após o debate, vídeo da humorista Lady Kate, vídeo do Dire Straits e internet. Diante dessas atividades foram usada as tecnologias: data-show, tv e dvd, computadores e processador de texto e internet, caixa de som. O que na minha opnião enriqueceu a aula.

    ResponderExcluir
  4. Colégio Estadual Emília F. De Carvalho.
    Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendizagem
    Maria Bethania Dias Ribeiro Palharini.

    Atividade 2.1

    Hipertexto na realidade são as anotações e as explicações que fazemos quando reescrevemos um texto nosso ou de outra pessoa. O professor não é mais o autor principal , Os primeiros textos sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores. . O hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e facilita a compreensão quando estamos fazendo um estudo e precisamos de ajuda para enteder o que estamos lendo, principalmente nos cursos a distância facilitando a aprendizagem ao alunos. Quando construimos um hipertexto temos que estar focados na pesquisa e não podemos desviar a nossa atenção para pontos diversos.
    As principais característica dos hipertexto são:Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear.

    ResponderExcluir